O ano letivo de 2025 começou com a mensagem: Diretores, vices, pedagogos e professores participaram do Seminário de Abertura do Ano Letivo para Dirigentes, na noite dessa segunda-feira (3/2). O encontro foi marcado por reflexões com a filósofa e poetisa Viviane Mosé, que ministrou a palestra “O desafio da relação entre afetividade e aprendizagem na contemporaneidade”. O evento aconteceu no Espaço do Encontro da Prefeitura de Contagem, teve transmissão pelo youtube e marcou o início de uma série de ações estratégicas que pretendem transformar a educação na cidade.
Ao se dirigir aos profissionais da educação, a prefeita Marília Campos destacou a importância da colaboração entre os educadores para enfrentar os desafios do ensino. “Neste ano letivo de 2025, queremos reforçar a importância da convivência permanente entre todos os educadores das nossas escolas municipais. Só conseguiremos valorizar nossas produções, quando nos enxergarmos em outras experiências semelhantes às que vivemos”.
Marília fez um apelo para que os desafios presentes nas escolas e na cidade sejam enfrentados juntos. “Precisamos nos encontrar mais, compartilhar mais. Recentemente, percebi que nossas ações não podem ser guiadas pelo medo ou pela dor, mas sim pela esperança e pelos sonhos. Então, vamos juntos!”, incentivou a prefeita.
O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, destacou o compromisso da administração com a melhoria contínua da qualidade do ensino. “Na quarta-feira, damos início a mais um ciclo com um objetivo claro: seguir avançando. Estamos todos cheios de esperança e otimismo, dando continuidade aos investimentos que Contagem tem feito para melhorar a qualidade da nossa educação”, afirmou.
Ele ressaltou também a importância do acolhimento no ambiente escolar. “Sabemos que a educação não acontece apenas dentro dos muros das escolas. A alfabetização, o domínio dos números, da lógica e das ciências da natureza são fundamentais, mas nossos estudantes são, acima de tudo, cidadãos que vivem em nossa cidade e precisam do nosso afeto, carinho, compreensão, do nosso olhar atento e da nossa escuta sensível”.
Com essa linha de raciocínio, a palestra de Viviane Mosé abordou a necessidade de integrar a afetividade ao processo educacional e lembrou que a escola, antes de tudo, é um espaço composto por pessoas que enfrentam desafios cotidianos. Ela explicou que as pessoas pensam no espaço da escola como o local para resolver todos os problemas, inclusive aqueles que ocorrem fora dela.
“É preciso lembrar que a escola é feita de pessoas. A melhoria da educação passa, necessariamente, pelo relacionamento do professor consigo mesmo. O educador precisa se reconhecer como parte fundamental desse processo de transformação. E embora esses conceitos possam variar de pessoa para pessoa, todos concordamos com a importância de valorizar a vida”, destacou a poeta.
Mosé destacou também o papel da alegria no ambiente escolar. “A escola precisa ser um espaço alegre. A sala de aula precisa ser um ambiente de leveza. O maior desafio que enfrentamos hoje é cuidar da saúde mental. E, para isso, precisamos criar ambientes felizes, que acolham. Alegria é a compreensão de que somos únicos, raros, e que podemos compartilhar momentos simples, mas valiosos”, concluiu.
Os diretores e vices, que estiveram presentes no seminário, destacaram que saíram do evento motivados a implementar as reflexões em suas instituições.
A diretora da Escola Municipal Eli Horta, Glaucia Helena afirmou que o encontro foi motivador. “Saio daqui muito mais motivada e com o compromisso de motivar minha equipe. A Mosé nos propôs isso: estar motivados para motivar nossa turma, nossa escola, nossa cidade. Amanhã já estaremos conversando com nossos professores e levando essa mensagem de alegria e acolhimento, porque escola é gente”, disse.
Já Célia Rocha, professora da rede municipal há 28 anos e diretora da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo, falou sobre a importância do acolhimento nas escolas. “A Viviane Mosé conseguiu trazer aquilo com que realmente estamos preocupados: a questão do acolhimento nas escolas, da alegria dentro da escola. Precisamos de uma gestão humanizada, onde as pessoas sejam felizes e consigam transbordar esse amor para fazer uma boa educação na nossa cidade de Contagem”, comentou.
Plano da educação
O plano da educação para 2025 e os próximos quatro anos de gestão prevê um conjunto de ações estratégicas para fortalecer a educação na cidade, com foco na ampliação de vagas na educação infantil (especialmente para crianças de 1 a 3 anos), melhoria da estrutura física das escolas, inclusão e acessibilidade, programas de permanência escolar e educação em tempo integral, Atendimento Educacional Especializado (AEE), modernização tecnológica, informatização das escolas, valorização e contratação de professores, além do fortalecimento do Programa “Escola Viva” e de iniciativas de apoio ao estudante e participação comunitária.
Estiveram presentes na ação de abertura do ano letivo o vice-prefeito, Ricardo Faria; a secretária de Defesa Social, Viviane França; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; as vereadoras Adriana Sousa, Moara Sabóia e Fatinha do Manancial; e outras autoridades municipais.
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